sábado, 26 de junho de 2010

Dieta de South Beach


O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR

. Esta dieta foi criada por um médico americano chamado Dr. Arthur Agatston e está no livro Dieta de South Beach. A proposta dela é mudar hábitos alimentares e ajudar as pessoas a entenderem o seu organismo.

. Se você é vegetariano ou não gosta de carnes (vermelha, frango ou peixe), melhor não fazer esta dieta.

. Se você tem algum problema de saúde, consulte seu médico antes de começar.

. Esta dieta emagrece mais rápido do que as outras. Eu, por exemplo, perdi 4 quilos em 2 semanas. Mas para que ela funcione como deve, é preciso seguir À RISCA. Nada de “saidinhas”.

. A primeira fase desta dieta (duas primeiras semanas) são um pouco mais difíceis porque você corta muitos tipos de alimentos. Ao mesmo tempo, os alimentos permitidos podem ser consumidos livremente e isto deixa você sem fome.

. Se você gosta de carnes (vermelha, frango e peixe) vai se dar muito bem com esta dieta.

. Nas duas primeiras semanas da dieta, você vai sentir um pouco no bolso. Porque os alimentos que você pode comer à vontade neste período são carnes e queijos, o que costuma ser mais caro.

Fase 1

A primeira fase da dieta de South Beach prevê uma duração de 2 semanas, onde a maioria dos carboidratos são retirados da dieta. A pessoa pode perder até 5 kilos na primeira fase.

Fase 2

Na segunda fase, alguns alimentos são reintroduzidos na dieta, como as frutas e alguns carboidratos. A segunda fase deve durar até que a pessoa atinja o peso desejado.

Fase 3

A terceira fase da dieta de South Beach na verdade não faz mais parte da dieta em si, visa manter os hábitos alimentares da fase anterior, sendo mais como uma reeducação alimentar que deve durar por toda a vida.


COMO FUNCIONA A DIETA

A Dieta de South Beach é divida em 3 fases. A Fase 1 dura duas semanas e neste período você pode emagrecer de 3 a 5 quilos. A Fase 2 vai até você emagrecer o que deseja e a perda de peso depende só de você (depois eu explico). A Fase 3 é um tipo de manutenção, para você testar os alimentos e descobrir como manter o peso desejado.

FASE 1 - AS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS

Você vai cortar carboidratos e também vai cortar aquilo que os médicos chamam de Gordura Ruim . Em compensação aos alimentos que você corta, quase tudo que é permitido pode comer à vontade.

Seguir à risca as regras da primeira fase é MUITO importante, porque esta fase acarreta uma mudança química no organismo que ajuda você a perder peso e a sentir menos fome. Como é isto?

Respeitando a lista de alimentos que a dieta manda, seu corpo começa a produzir insulina de uma forma diferente. Ao invés de dar descargas altas e repentinas (como acontece quando você come pão de padaria, arroz branco ou doces), seu corpo vai soltar a insulina aos poucos. O que acontece? Isto diminui a fome e a vontade de comer porcarias, o que ajuda você seguir com a dieta sem vacilar.

Alimentos Proibidos e Permitidos em cada fase da Dieta de South Beach

FASE 1 - ALIMENTOS PERMITIDOS

carnes, peixes e aves
cortes magros de carne de boi e de porco, frango sem pele(peito), peito de perú, lombo canadense, peixes e frutos do mar em geral(todos).

saladas, legumes e grãos
brócolis, couve-flor, alcachofra, pepino, arpargo, espinagre, berinjela, tomate, alface, cebola, cogumelos, aipo, broto de alfafa, abobrinha, feijão, lentilha, vagem, grão-de-bico, nozes.

laticínios e semelhantes
leite desnatado, iogurte desnatado, queijos sem gordura (cottage, ricota, versões light), tofú, ovos.

óleos e temperos
óleo de canola e azeite de oliva; pimenta do reino, malagueta, caiena, raíz forte. Temperos sem açúcar em geral.

doces
limite de 75 calorias diárias.

FASE 1 - ALIMENTOS PROIBIDOS

bebidas
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e vinho.

frutas
Todas as frutas e sucos de frutas.

saladas, legumes e grãos
Legumes ricos em amido como batata e inhame. Também devem ser evitados cenoura, milho e beterraba.

outros
queijos gordos, pão, cereais, arroz, macarrão e alimentos assados em geral.

FASE 2 - ALIMENTOS PERMITIDOS E REINTRODUZIDOS

Todos os alimentos da fase 1 e os seguintes alimentos podem ser reintroduzidos na sua dieta:

frutas
maçã, banana, grapefruit, uva, manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, cereja, kiwi, pêra.

saladas, legumes e grãos
cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.

outros
alimentos a base de soja, chocolate amargo e meio-amargo(com moderação), pães com grãos, massas integrais, vinho tinto.

FASE 2 - ALIMENTOS PROIBIDOS

alimentos que continuam proibidos durante a fase 2 da dieta:

frutas
melancia, abacaxi, uva-passa, sucos de fruta industrializado.

saladas, legumes e grãos
beterraba, milho, batata comum.

outros
alimentos com farinha refinada como pão branco. Arroz branco, cookies.

EM TODAS AS FAZES - ALIMENTOS PERMITIDOS
TEMPEROS E CONDIMENTOS (QUANTO QUISER) - Todos os temperos que não têm açúcar. É só ler a embalagem antes de consumir. Por exemplo: Shoyo Light, mostarda, caldo de carne ou galinha e pimentas. Evite aqueles molhos de salada prontos, ok? Normalmente eles contém açúcar. Tempere a sua salada com azeite, sal e vinagre ou invente um molho diferente com os ingredientes permitidos na dieta.

NOZES (PORÇÕES LIMITADAS POR DIA) - Amêndoa (15 unidades), Castanha de Caju (15 unidades), Macadâmia (8 unidades), Amendoim (20 unidades), Pistache (30 unidades)

DOCES SEM AÇÚCAR (LIMITE DE 73 CALORIAS POR DIA) - Balas, gelatina, goma de mascar

BEBIDAS - Café, chá, refrigerante light ou diet, H2O, sucos de saquinho sem açúcar (Clight por exemplo)

Dicas para a Fase 1

. Faça rolinhos de queijo com presunto. Ou rolinhos de queijo com algum outro frio permitido. Estes rolinhos são ótimos para comer de manhã ou no intervalo das refeições. Eu também costumo rechear os rolinhos com uma folha de Rúcula, para dar um sabor diferente. Fica gostoso.

. Invente omeletes recheadas com os ingredientes permitidos para variar o cardápio. Por exemplo: com tomate, cebola, queijos, frios ou com carne moída magra.

. Leve a sua porção diária de nozes (amendoim ou castanha de caju) para o trabalho. É bom para ficar beslicando durante o dia.

. Faça molhos diferentes para suas carnes. Veja os ingredientes permitidos e invente. Eu faço molhos com mostarda, iogurte, com shoyo e com cream cheese light.

. Desfie um frango sem pele e acrescente um molho feito com Cream Cheese Light, molho de tomate puro (aquele que vem tomate dentro da lata) e cogumelos. Fica parecendo um strogonoff e é uma delícia. Eu ainda coloco um tomate na receita. Amasso até ele quase derreter.

. Invente receitas com os produtos permitidos. É importante variar o cardápio para não enjoar.

FASE 2 - ATÉ VOCÊ EMAGRECER O QUE DESEJA

Na Fase 2 entram alimentos como arroz integral, pão integral, algumas frutas e outras coisas. Comece acrescentando tudo aos poucos. Eu comecei com uma fatia de pão de manhã, 3 frutas por dia, arroz e feijão na hora do almoço e 3 vezes por semana eu comia arroz no jantar também. Eu continuei emagrecendo deste jeito, mas para você pode ser diferente.

É por isto que o emagrecimento nesta fase depende de cada pessoa. Porque você vai ter que TESTAR para saber até onder pode ir com os novos alimentos e continuar emagrecendo.

Como você testa? Acrescentando os novos alimentos aos poucos e pesando-se toda sexta-feira, sempre na mesma balança. Se você continuou emagrecendo com os alimentos que acrescentou, ótimo! Se não emagreceu, corte algumas porções.

Ao entrar nesta fase você pode continuar comendo exatamente as mesmas coisas descritas na Fase 1 + os alimentos que eu vou indicar abaixo - e é com estes novos alimentos que você vai fazer o seu “teste” pessoal.

. FARINÁCEOS (QUANTIDADES LIMITADAS) - Pão integral, macarrão integral, cereais integrais, barra de cereal light, pipoca, batata-doce pequena, arroz integral

. HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS - Feijão e cenoura

. FRUTAS - Maçã, damasco, frutas vermelhas, melão Cantaloop, uva, kiwi, manga, laranja, pêssego, pêra, ameixa, morango

. BEBIDAS - Vinho tinto seco ou vinho branco seco

. DOCES DIET (QUANTIDADES LIMITADAS)- Iogurte light com sabor, Flan diet, Danette Light

Dicas para a Fase 2:

. Evite comer farináceos a noite. Prefira comer arroz, feijão, macarrão e pão durante o dia, até as 6 da tarde.

. Continue inventando receitas. Agora você tem frutas, por exemplo, que podem ser batidas no liquidifcador com iogurte natural light. Fica bem gostoso.

. Se você sair um dia da dieta, recomece fazendo 2 dias da Fase 1 e depois volte para a Fase 2.

. Lembre-se de que todos os farináceos (arroz, macarrão, pão e cereais matinais) devem ser de farinha integral. Vou explicar porque:

Os produto feitos com farinha branca perdem as fibras e uma série de proteínas e vitaminas. A digestão deles é bem rápida e, por isto mesmo, eles exigem do nosso corpo aquela descarga ALTA de insulina. Os produtos feitos com farinha integral demoram mais tempo para ser digeridos, porque eles têm muitas fibras e nutrientes. Por conta disto, seu organismo não solta uma descarga de insulina rápida e alta. Ele tem que descarregar a insulina aos poucos, para digerir tudo lentamente.

Sabe o que isto significa? Que você sente MENOS fome e MENOS vontade de comer porcaria. Exatamente. Consumindo produtos feitos com farinha integral você vai sentir menos fome e menos vontade de comer doces. Porque o que nos dá aquela vontade enorme de comer porcaria é justamente o nosso corpo viciado, pedindo aquela descarga alta de insulina.

Da mesma forma, quanto menos produtos com açúcar e farinha branca você comer, mais seu organismo fica acostumado a não pedir guloseimas.

FASE 3

A Fase 3 é para manutenção. Aqui entram praticamente todos os alimentos, só que da mesma maneira que antes - TESTANDO. Mas como você já passou por um tipo de teste na Fase 2, provavelmente já vai estar entendendo um pouco melhor como funciona o SEU metabolismo.

O importante, minha gente, é prestar atenção ao corpo. Sempre. Principalmente se você quer emagrecer. O corpo FALA com a gente. Tudo o que fazemos com ele gera uma resposta e, ficando atentos, entendemos o recado, inclusive O QUE NOS FAZ ENGORDAR.

Nenhum organismo é igual ao outro. Algumas pessoas engordam mais do que outras com ingestão de carboidratos, por exemplo. Para descobrir como manter o SEU peso, é preciso testar: acrescentar os alimentos aos poucos e pesar-se toda sexta na mesma balanaça e no mesmo horário. Exatamente como você fez na Fase 2, só que agora com todas as outras coisas.

O ideal, na verdade, é pesar-se todos os dias. Percebeu 1 quilo a mais? Manere no dia seguinte. Corte carboidratos, não coma açúcar, não coma nada frito.

Se você fizer este controle, se tiver consciência do que você come e de como seu corpo reage aos diferentes alimentos, você vai conseguir manter seu peso.



________________RELAÇÃO DE ALIMENTOS PERMITIDOS EM CADA FASE

FASE 01

O QUE VOCÊ PODE COMER

CARNES
Carnes magras, como alcatra (pode ser moída) e filé

AVES
Frango (sem pele)
Peito de Peru (2 fatias por dia)
Peito de frango

FRUTOS DO MAR
Todos os tipos de peixes e moluscos

PORCO
Presunto cozido
Lombo canadense
Filé

VITELA
Costeleta
Pernil
Filé

FRIOS
Somente frios sem gordura

QUEIJOS (SOMENTE LIGHT)
Americano
Cheddar
Cottage
Requeijão
Mussarela
Parmesão
Provolone
Ricota
NOZES
Manteiga de amendoim (1 col. de chá)
Amendoim, 20 pequenos
Noz-pecã, 15 metades
Pistache, 30 unidades

OVOS
O uso de ovos não é limitado, exceto quando seu médico indicar. Use a clara de ovo à vontade

TOFU
Use as variedades light e macias

HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS
Alcachofrav Feijão (preto, manteiga, grão-de-bico, vagem, italiano, mulatinho, lentilha, feijão-de-lima, soja, ervilha partida)
Brócolis
Repolho
Couve-flor
Aipo
Couve
Pepino
Berinjela
Alface (todos os tipos)
Cogumelo (todos os tipos)
Ervilha
Espinafre
Broto de Alfafa
Nabo
Tomate (limite o consumo a 1 tomate grande ou 10 tomates-cerejas por refeição)
Abobrinha

GORDURAS
Óleo de canola
Azeite

TEMPEROS E CONDIMENTOS
Todos os temperos que não contenham açúcar adicionado

CALDO
Extratos (amêndoa, baunilha e outros)
Molho de raiz-forte
Pimenta (- do reino, caiena, - malagueta, branca)

PEQUENOS AGRADOS (limite de 75 calorias por dia)
Balas diet (sem açúcar)
Chocolate em pó (sem açúcar)
Cacau em pó, para culinária
Gelatina Diet
Chiclete diet
Picolé diet ou de fruta
Adoçante

O QUE VOCÊ DEVE EVITAR
CARNE
Peito
Fígado
Outros cortes gordurosos
Costeleta

AVES
Coxa e asa do frango
Pato ou ganso
Carnes de ave processadas

PORCO
Presunto assado com mel

VITELA
Peito

QUEIJO
Brie
Outros sem ser light
HORTALIÇAS
Beterraba
Cenoura
Milho
Batata
Batata-doce
Inhame

FRUTAS
Evite todas as frutas e sucos de frutas na Fase 1, inclusive: maçã, damasco, frutas vermelhas, melão, grapefruit, pêssego, pêra

AMIDOS E CARBOIDRATOS
Evite todos os alimentos contendo amido na Fase 1, inclusive: pães, doces, biscoitos, todos os tipos de cereais, mingau de aveia, arroz (todos os tipos), massas (todos os tipos)

LATICÍNIOS
Evite todos na fase 1, inclusive: iogurte, sorvete, leite integral ou de soja

OUTROS
Qualquer tipo de álcool, inclusive cerveja e vinho


FASE 02

Recomenda-se que depois de duas semanas na Fase 1, você passe à fase 2, que constitui uma versão mais liberal da Dieta. Se tiver certeza que conseguirá seguir rigidamente a Fase 1 durante mais uma ou duas semanas, fique à vontade. Fique na Fase 2 até chegar ao peso desejado; em seguida vem a Fase 3.

ALIMENTOS QUE VOCÊ PODE REINTRODUZIR NA SUA DIETA

FRUTAS
Maçã
Damasco (desidratado e fresco)
Blueberries
Melão
Cereja
Grapefruit
Uva
Kiwi
Manga
Laranja
Pêssego
Pêra
Ameixa
Morango

LATICÍNIOS
Leite (de soja, desnatado ou semi-desnatado)
Iogurte (light, com sabor de frutas natural desnatado)

AMIDOS (Use com moderação)
Pães: de cereais, de aveia e farelo, de centeio, integral
Cereais: All Bran, Mingau de Aveia (tradicional), Outros Cereais ricos em fibras
Muffins de farelo, sem açúcar ( e sem passas)
Massas integrais
Ervilha
Pão sírio: integral, moído em moinho de pedra
Pipoca
Batata-doce
Arroz: integral, selvagem

HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS
Cevada
Feijão-fradinho
Grão-de-bico

OUTROS
Chocolates (com moderação): amargo, meio-amargo
Pudim-light
Vinho-tinto

O QUE VOCÊ DEVE EVITAR COMER OU COMER RARAMENTE

AMIDOS E PÃES
Pães: trigo refinado, branco
Biscoitos
Flocos de Milho
Massa de farinha branca
Arroz branco
Brioche

HORTALIÇAS
Beterraba
Cenoura
Milho
Batata

FRUTAS
Banana
Suco de frutas industrializado
Abacaxi
Uva-passa
Melancia

OUTROS
Mel
Sorvete
Geléia

Fonte: www.portaltudoaqui.com.br


Obrigada pela visita

:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra comentar.Obrigada pela visita!