quarta-feira, 23 de junho de 2010

Como perder peso com uma dieta de baixos carboidratos


Dieta para os viciados em carboidrato

O programa permanente dos viciados em carboidratos sustenta que a produção excessiva de insulina desencadeia a compulsão por carboidratos que faz você comer demais. Discutiremos essa dieta de baixos carboidratos aqui.

Programa permanente dos viciados em carboidrato: premissa

Este é um de uma série de livros de dietas escritos pelo casal Richard e Rachel Heller. Muitos desses livros são seqüências do livro original de 1991, "The Carbohydrate Addict's Diet". Essa versão atualizada foi escrita pensando no leitor de mais de 40 anos, mas basicamente é a mesma música com algumas estrofes diferentes. Os Heller acreditam que 75% das pessoas com sobrepeso - além de muitas pessoas com peso normal - são viciadas em carboidrato, e que lidar com esse vício é a chave do emagrecimento bem-sucedido.

Eles definem o vício em carboidratos como uma fome constrangedora, uma compulsão ou um desejo por alimentos ricos em carboidrato: necessidade ou impulso recorrente e intensificado por amidos, petiscos, comidas industrializadas ou doces. Os Heller sustentam que, para algumas pessoas, comer carboidratos é como usar drogas. Seu plano de dieta restringe imensamente o consumo de carboidratos, distribuído em quantidades medidas numa única refeição. Há um plano dos viciados em carboidrato para quase qualquer um, incluindo as crianças. >

  • Sustentque a excessiva produção de insulina estimula a compulsão por carboidratos que faz você comer demais.
  • Acons­elha a restrição do consumo de carboidratos para controlar a compulsão e, assim, emagrecer.
  • É menos restritiva que a dieta de Atkins.
  • Exige que você coma os alimentos em proporções certas.
  • ­A lógica

    De acordo com os Heller, a superprodução de insulina é o que estimula a fome e leva ao vício em carboidrato. Comer muitos carboidratos, dizem eles, causa um pico na produção de insulina, desencadeando a compulsão por carboidrato. Isso faz com que você coma ainda mais carboidratos, criando um círculo vicioso de desejo, consumo excessivo de carboidratos e superprodução de insulina. Um excesso de alimentos ricos em carboidrato leva ao ganho de peso e à alimentação descontrolada. O vício em carboidratos não é uma questão de fo­rça de vontade. Eles dizem que é uma questão de biologia. A resposta é regular e restringir o consumo, principalmente eliminando alimentos que contenham carboidratos refinados como açúcar e farinha.

    O que tem para o café da manhã, o almoço e o jantar?

    Embora o plano dos Heller seja basicamente uma dieta de baixos carboidratos, ele não os restringe na mesma proporção que a dieta de Atkins (veja a barra ao lado). De fato, ele permite uma única refeição rica em carboidratos por dia. Sua dieta prevê duas refeições sem carboidratos (chamadas de "redutoras da compulsão") e uma refeição de carboidratos controlados (chamada de "recompensa"). A refeição da recompensa diária consiste em um terço de alimentos ricos em proteína, um terço de alimentos ricos em carboidrato e um terço de vegetais sem amido. Se quiser repetir, precisa repetir a mesma distribuição de um terço no seu prato e comer tudo. Você pode comer o quanto quiser, mas deve fazê-lo dentro do limite de tempo de uma hora. Os Heller recomendam comer carboidratos complexos, como macarrão, pães e batatas. Açúcar não está no cardápio. Quando tiver emagrecido, você pode adicionar carboidratos à refeição da recompensa, um pouco de cada vez, se estiver mantendo o seu peso.


    Fato ou ficção: o que dizem os especialistas
    Embora a teoria da "insulina engorda" seja popular e soe bem razoável, não há provas de que ela seja verdadeira. Na verdade, pesquisadores descobriram que controlar os níveis de insulina não ajuda a emagrecer. No entanto, provou-se que o oposto é verdadeiro: perder peso ajuda a controlar os níveis de insulina. De acordo com Gerald Reaven, doutor em medicina, professor da Stanford University School of Medicine e especialista no metabolismo da insulina, "é uma conversa confusa. Caloria é caloria, se ingerir mais do que precisa, você ganha peso". Além disso, o questionário que pretende diagnosticar o grau do vício em carboidrato é muito geral, incluindo perguntas como "a imagem, o cheiro ou até pensar em comida às vezes estimula você a comer"? Quase todo mundo poderia responder afirmativamente a essas perguntas.

    Perdas e ganhos/qual é o perigo?­

    Embora não seja tão radical quanto a dieta de Atkins, há a mesma probabilidade de que o plano alimentar dos Heller seja pobre em cálcio e fibras e rico em gorduras saturadas, que aumentam o colesterol. Sintomas como fraqueza, irritabilidade e tontura, que os Heller atribuem à compulsão por carboidrato, poderiam acontecer em razão de inúmeros problemas médicos e deveriam ser examinados pela pessoa que cuida da sua saúde em vez de serem tratados com um livro de dietas. Ironicamente, a falta de concentração que eles atribuem ao excesso de carboidratos na verdade é um sintoma de sua ausência. Isso porque a glicose, o açúcar que o corpo produz com os carboidratos que você ingere, é o principal alimento do cérebro. Como o plano de Atkins e outras dietas de baixo carboidrato, é provável que o plano dos Heller resulte em perda de peso, pelo menos no início. Entretanto, limitar todo o consumo de carboidratos a uma refeição não é realista e é improvável que a maioria das pessoas consiga aderir a esse regime durante a vida inteira.

    Passemos à dieta do princípio de Schwarzbein, na próxima seção.

    Este artigo tem propósitos apenas informativos e NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. O editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd.,o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.­


    Fonte:UOl


    Obrigada pela visita

    :)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fique a vontade pra comentar.Obrigada pela visita!