quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dieta de South Beach


Dieta de South Beach

O cardiologista americano Dr. Arthur Agatston criou essa dieta para seus pacientes visando inicialmente reduzir a ocorrência de doenças cardíacas. Notou-se que também funcionava como dieta para emagrecimento.

A dieta de South Beach não visa limitar ou eliminar o consumo de carboidratos, nem de gordura. Também não propõe limites em termos de quantidades, de acordo com o Dr. Agatston, seguindo essa dieta, a pessoa pode comer até se sentir satisfeita. O que essa dieta incentiva é a identificação de quais carboidratos e gorduras são considerados bons e incentivar a incluí-los na dieta.


A lógica

Comer pode dar fim a sua fome imediata, mas certos alimentos, principalmente pães brancos, batatas, arroz e outros carboidratos altamente processados podem causar uma introdução de insulina no sangue. Isso leva à compulsão por mais carboidratos, diz Agatston. Quando você come carboidratos que são metabolizados mais lentamente, como grãos integrais e vegetais ricos em fibra, a liberação de insulina é gradual. Como resultado, segundo ele, as compulsões alimentares e os níveis sangüíneos de glicose e de insulina são controlados melhor, tornando mais fácil perder e manter o peso. Agatston argumenta que você não só irá emagrecer com a dieta de South Beach, como poderá corrigir a maneira como o seu corpo responde aos "carboidratos ruins", alterando a química do seu corpo para diminuir o risco de problemas de saúde relacionados ao peso, como diabete e doenças cardíacas.

O que tem para o café da manhã, o almoço e o jantar?

Agatston acredita que a fome debilita os programas de perda de peso, portanto, ele não pede que você conte calorias, carboidratos, proteínas ou gorduras. Se você seguir o plano de alimentação dele, a sua fome estará sob controle. Nas duas primeiras semanas, você purifica o seu corpo eliminando completamente os carboidratos. Não há limites para os alimentos permitidos, mas as refeições deveriam ser justas o suficiente para aliviar a fome. Na segunda fase você libera gradualmente a ingestão de carboidratos, observando o peso e como você se sente. Os carboidratos preferenciais nesta fase são aqueles com baixa pontuação de índice glicêmico (uma medida do grau em que certos alimentos aumentam os níveis de glicose sangüínea), como grãos integrais, algumas frutas e iogurte integral.

Você não deve ir muito longe com os bons carboidratos, porque porções grandes destes alimentos ainda podem aumentar as taxas de glicose e de insulina no sangue. Quando tiver alcançado a sua meta de peso, pode passar à terceira fase, a da manutenção. Neste ponto, todo alimento é permitido, incluindo sobremesas de vez em quando, mas se você começar a ganhar peso, será instruído a voltar à primeira ou à segunda fase para entrar nos eixos. Duas semanas de exemplos de planos de refeições e dezenas de receitas são fornecidas para cada fase da dieta. Recentemente, Agatston lançou "The South Beach Diet Cookbook", oferecendo muito mais dicas e receitas. Na maioria dos supermercados, você pode encontrar vários alimentos embalados que trazem o nome da dieta de South Beach, incluindo petiscos, cereais, bolachas, biscoitos salgados, pratos congelados, sanduíches e sobremesas. São opções saudáveis e convenientes, mas consideravelmente mais caras do que comprar alimentos integrais.

Fato ou ficção: o que dizem os especialistas

Depois da primeira fase, a dieta é muito mais moderada do que a de Atkins. No entanto, não há limites para quaisquer alimentos permitidos durante a segunda e a terceira fases, o que pode ser uma preocupação. Embora Agatston instrua seus seguidores a fazerem refeições de tamanho normal, isto pode ser um problema para os que têm problemas para interpretar suas sensações de fome e de saciedade. Por outro lado, o plano estimula os lanches e as sobremesas, que podem ajudar a manter a fome a uma distância segura e a reduzir a sensação de privação. Muitos especialistas sustentam que escolher os alimentos com base em seus índices glicêmicos é uma maneira limitada de encará-los. Suprimir carboidratos como cenoura, batata, macarrão, banana, abacaxi e melancia durante as primeiras fases da dieta simplesmente por causa de sua pontuação de índice glicêmico ignora o fato de que estes alimentos contêm nutrientes essenciais.

Perdas e ganhos/qual é o perigo?

No conjunto, a dieta recomendada na segunda e na terceira fases é bem balanceada e moderada. Você pode esperar níveis menores de glicose, insulina e colesterol, embora provavelmente mais como conseqüência da perda de peso do que da dieta em si. Agatston recomenda fazer exercícios, mas diz que isto não é necessário para emagrecer. Em vez disso, é a chave para acelerar a perda de peso e para reduzir os níveis de glicose e de insulina. A recomendação de voltar à primeira ou à segunda fase a qualquer momento que você começar a engordar poderia causar falta de nutrientes se você ficar na primeira fase, restritiva, durante muito tempo. Já que a perda de peso irá desacelerar na segunda fase e os quilos podem voltar durante a terceira, os seguidores podem ficar frustrados e querer retornar ou permanecer na primeira fase. O programa online permite que você personalize melhor a dieta em comparação com o livro, mas programe-se para pagar cerca de US$ 65 por 3 meses de serviço. Com a possibilidade de personalização online, a dieta de South Beach tem mais potencial de resultados saudáveis e duradouros.

Agora você ficou por dentro das dietas de baixo carboidrato e de índice glicêmico. Considere uma que pareça certa para você.

Este artigo tem propósitos apenas informativos e NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. O editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd.,o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.


A dieta de South Beach é dividida em 3 fases, sendo que a terceira deve ser seguida por toda a vida. A única fase que restringe totalmente um grupo de alimentos é a primeira fase.


Fase 1

A primeira fase da dieta de South Beach prevê uma duração de 2 semanas, onde a maioria dos carboidratos são retirados da dieta. A pessoa pode perder até 5 kilos na primeira fase.


Fase 2

Na segunda fase, alguns alimentos são reintroduzidos na dieta, como as frutas e alguns carboidratos. A segunda fase deve durar até que a pessoa atinja o peso desejado.


Fase 3

A terceira fase da dieta de South Beach na verdade não faz mais parte da dieta em si, visa manter os hábitos alimentares da fase anterior, sendo mais como uma reeducação alimentar que deve durar por toda a vida.



Alimentos Proibidos e Permitidos em cada fase da Dieta de South Beach

FASE 1 - ALIMENTOS PERMITIDOS

carnes, peixes e aves
cortes magros de carne de boi e de porco, frango sem pele(peito), peito de perú, lombo canadense, peixes e frutos do mar em geral(todos).

saladas, legumes e grãos
brócolis, couve-flor, alcachofra, pepino, arpargo, espinagre, berinjela, tomate, alface, cebola, cogumelos, aipo, broto de alfafa, abobrinha, feijão, lentilha, vagem, grão-de-bico, nozes.

laticínios e semelhantes
leite desnatado, iogurte desnatado, queijos sem gordura (cottage, ricota, versões light), tofú, ovos.

óleos e temperos
óleo de canola e azeite de oliva; pimenta do reino, malagueta, caiena, raíz forte. Temperos sem açúcar em geral.

doces
limite de 75 calorias diárias.


FASE 1 - ALIMENTOS PROIBIDOS

bebidas
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e vinho.

frutas
Todas as frutas e sucos de frutas.

saladas, legumes e grãos
Legumes ricos em amido como batata e inhame. Também devem ser evitados cenoura, milho e beterraba.

outros
queijos gordos, pão, cereais, arroz, macarrão e alimentos assados em geral.


FASE 2 - ALIMENTOS PERMITIDOS E REINTRODUZIDOS

Todos os alimentos da fase 1 e os seguintes alimentos podem ser reintroduzidos na sua dieta:

frutas
maçã, banana, grapefruit, uva,manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, cereja, kiwi, pêra.

saladas, legumes e grãos
cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.

outros
alimentos a base de soja, chocolate amargo e meio-amargo(com moderação), pães com grãos, massas integrais,vinho tinto.


FASE 2 - ALIMENTOS PROIBIDOS

alimentos que continuam proibidos durante a fase 2 da dieta:

frutas
melancia, abacaxi, uva-passa, sucos de fruta industrializado.

saladas, legumes e grãos
beterraba, milho, batata comum.

outros
alimentos com farinha refinada como pão branco. Arroz branco, cookies.





Fonte: UOL

Obrigada pela visita
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra comentar.Obrigada pela visita!