terça-feira, 27 de julho de 2010

A importância da vitamina B2 - Riboflavina

A vitamina B2 é de fácil absorção, e tal como outras vitaminas B, não é armazenada e deve ser reposta regularmente através de alimentos integrais ou suplementos. Ao contrário da Tiamina, a riboflavina não é destruída pelo calor, oxidação ou ácidos.

A riboflavina é fundamental no processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras. A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea. Proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis. Auxilia na cicatrização. Ela é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Doenças causadas pela deficiência

A falta de vitamina B12 causa ariboflavinose. Os sintomas podem incluir rachaduras na boca, alta sensibilidade à luz solar, estomatite angular, inflamação da língua, dermatite seborréica, pseudo-sífilis, faringite, hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local) e edema da faringe ou mucosa oral.

Fontes Naturais
Leite, fígado, rim, levedura, queijo, verduras, peixe e ovos.

Fonte: Saúde na rede, Beleza e saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra comentar.Obrigada pela visita!